publicações

Natureza e seus Usos Humanos. Para a história do Ambiente da Península da Tróia

Tipo de Publicação: Tese

Ferreira, José Gomes (2002). Natureza e seus usos humanos. Para a história do ambiente da península da Tróia. Tese apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação. Lisboa: Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

Este trabalho não é indiferente à participação do investigador nos projectos Observa, que entre a partilha de um espaço e de um sentir pelas questões ditas do ambiente, ajudam a fundamentar e argumentar posições e opiniões sobre essas mesmas questões ambientais. A presente Tese de Mestrado surge, em boa medida, como o resultado dessa partilha e da inscrição no Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, bem como de outras contribuições que ao longo de todo o processo se foram acrescentando e certamente do esforço individual do investigador.

A realização de um estudo como este no âmbito do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação justifica-se com vários argumentos, entre eles: – a metodologia utilizada reflecte essa inserção; – as mudanças em Tróia em vários dos momentos da sua história reforçam essa inserção; – e as mudanças ao nível dos usos da natureza são evidentemente mudanças culturais. No último aspecto inscrevem-se, porexemplo, os objectos recuperados das Ruínas Romanas e que espelham as intervenções do homem sobre a natureza, uma intervenção por intermédio da tecnologia e, vistas assim as coisas, também como elemento de cultura das sociedades de que são produto.

Assumindo antecipadamente como cultura a relação do homem com a natureza, nas suas diversas possibilidades. Três outros grandes motivos foram os responsáveis pelo rumo da investigação, com a particularidade de qualquer um deles envolver o investigador, ao participar em todos eles. À frente destes motivos encontra-se a necessidade de dar maior profundidade a um primeiro estudo realizado no Observa sobre a península de Tróia no momento do surgimento do seu Plano de Urbanização. Outro dos motivos encontra-o no debate de um texto introdutório – “Tróia: o desafio da sustentabilidade” – ocorrido no contexto do Instituto de Ciências Sociais no denominado Programa de Ciência, Cultura e Vida Quotidiana , cujo contributo promoveu uma importante viragem no âmbito da pesquisa, ao centrar-se definitivamente numa abordagem que pretende privilegiar os usos humanos da natureza. Outro impulso importante, embora a título transversal, é dado pela participação do investigador nos últimos anos no projecto “Para uma História das Questões Ambientais em Portugal”, coordenado pela Doutora Luísa Schmidt (ICS/Observa). Com toda a certeza, estes foram importantes momentos no processo de contextualização do presente estudo, que impulsionaram uma reflexão mais aprofundada e o estabelecimento de critérios de maior rigor.