publicações

Tipo de Publicação: Comunicação

Menezes, Marluci, Rebelo, Margarida, Caeiro, Tiago, Schmidt, Luísa, Horta, Ana, Correia, Augusta, Fonseca, Susana (2012). “O que se diz quando se pensa em energia? Reflexões sobre o tema da energia a partir das representações dos jovens e dos professores de uma Escola Secundária”. in Actas do VII Congresso Português de Sociologia Sociedade, Crise e Reconfigurações Porto, 20 a 23 de Junho de 2012.

A importância da eficiência energética em edifícios de uso coletivo através do aperfeiçoamento das práticas de conservação e da implementação de novas tecnologias, enfatiza o papel que a mudança de comportamentos associados ao uso e à conservação de energia detém na melhoria desta eficiência. Mas como contribuir para a alteração de comportamentos sem antes conhecer os sentidos e significados sociais atribuídos à energia?
Considerando que este conhecimento é fulcral para a alteração de comportamentos, recorrese aos resultados de um inquérito por questionário sobre o uso de energia desenvolvido com alunos e professores de uma escola secundária de Lisboa recentemente intervencionada, para caracterizar as representações sociais da energia destes dois grupos (cf. projeto Net Zero Energy School – Reaching the Community – FCT/MIT Portugal). A primeira pergunta do
questionário solicitava aos inquiridos que indicassem as primeiras três palavras que lhes vinham à ideia quando pensavam em energia. A maioria dos alunos associou a palavra “energia” às energias renováveis e à luz, e os professores à ambiente e sustentabilidade energética, às questões de natureza económica e de consumo. Explora-se aqui os aspetos centrais e periféricos das representações da energia na explicitação dos sentidos e significados atribuídos a energia e discutem-se as questões fundamentais a considerar no âmbito da mudança de comportamentos de uso e conservação de energia numa dada comunidade escolar.

Publicação associada ao Projecto NetZero Energy School.