publicações

Os Portugueses e o Ambiente: I Inquérito Nacional Sobre o Ambiente

Tipo de Publicação: Livro

João Ferreira de Almeida (Coord.), Aida Valadas de Lima, Alexandra Figueiredo, Ana Cristina Ferreira, Ana Horta, Catarina Lorga, Elsa Coimbra, Filipa Subtil, Joaquim Gil Nave, Gisela Matos, João Pinheiro, José Luís Casanova, José Luís Garcia, Luísa Schmidt e João Ferreira de Almeida (Org.). Os Portugueses e o Ambiente: I Inquérito Nacional às Representações e Práticas dos Portugueses sobre o Ambiente. Oeiras: Celta Editora.

Este é o 1º inquérito nacional sobre os Portugueses e o Ambiente e constitui o eixo central do programa OBSERVA.
O objectivo do inquérito é determinar a configuração das representações sociais, atitudes, opiniões e expectativas dos diferentes estratos da população portuguesa, a partir de um vasto leque de questões relativas à protecção do ambiente, conservação da Natureza e outras áreas do foro ambiental que se colocam hoje ao país. Essas questões
levarão em conta a acentuada diversidade da sociedade portuguesa e as dinâmicas que a percorrem, sendo analisadas por referência a variáveis socio-culturais, económicas e geográficas. Há ainda a preocupação de produzir informação comparativa com outros países, designadamente europeus, sempre que isso seja relevante e possível.
A execução do inquérito a cargo do Instituto Nacional de Estatística ocorreu nos meses de Setembro e Outubro de 1997.

Publicação integrada no projecto “I Inquérito Nacional – Os Portugueses e o Ambiente”