No último post do Blogue ATS, José Gomes Ferreira desenvolve uma análise premente “Para além do desmonte da política ambiental brasileira“. Neste artigo a não perder, o autor aborda o impacto das atuais políticas públicas e agendas ambientais Brasileiras na atualidade, tão como nas relações diplomáticas inter-regionais e internacionais.
“a temática ambiental está presente nas políticas nacionais desde a preparação da Conferência de Estocolmo realizada em 1972, mas isso não significa que seja encarada na sua transversalidade e cooperação entre os órgãos federativos, nem que seja prioridade da agenda política”
“O tema não se remete apenas à discussão de política interna. Enquadra-se nas preocupações de degradação do planeta e da ausência de resposta ao desmatamento e exploração de minérios (garimpo) da Amazónia. Relaciona-se ainda com os incêndios florestais na Amazónia, Cerrado e Pantanal, e a pressão do agronegócio por mais terras. A preocupação com o desmatamento é tanta que o debate tem sido trazido, por agências multilaterais e pela ciência, como nexo de causalidade entre o desmatamento e os recentes surtos epidémicos.”
José Gomes Ferreira é professor visitante no Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde leciona na graduação de Gestão de Políticas Públicas e na Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Coordena e participa em projetos sobre a temática ambiental, sustentabilidade, desenvolvimento regional, COVID-19, políticas públicas, memória da seca e semiárido.