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Automobilidade e mediatização do preço dos combustíveis

2012

A automobilidade constitui a forma dominante de transporte de passageiros nas sociedades contemporâneas. Baseada num sistema sociotécnico complexo e estável que domina paisagens, ambientes e infraestruturas, desencoraja outras formas de mobilidade e prende a vida social ao uso individual do carro (Urry, 2004), representando uma forma de dependência do petróleo, inclusivamente num contexto de acentuadas subidas de preço dos combustíveis. Nesta comunicação analisa-se a construção social nos noticiários televisivos da questão do
preço dos combustíveis, tendo em conta que o modo como este é publicamente definido contribui para a avaliação pelos indivíduos dos constrangimentos que os rodeiam e das suas próprias possibilidades de acção. Foi analisado o conteúdo das peças sobre energia emitidas nos telejornais portugueses de horário nobre de Janeiro a Junho de 2006 (RTP1, SIC e TVI) e de Novembro de 2008 a Abril de 2009 (RTP1). Nos resultados sobressai um esquema interpretativo dominante que apresenta os aumentos de preços dos combustíveis como sendo injustos.