observa

Equipa Histórico
CristianaBastos-200
Cristiana Bastos
Investigadora

Cristiana Bastos é antropóloga e integra o Instituto de Ciências Sociais desde 1990. As suas linhas de pesquisa têm incidido sobre dinâmicas da população, mobilidade, antropologia médica, antropologia histórica e estudos sociais da ciência. Os contextos incluíram o Algarve interior, Brasil, Estados Unidos, Lisboa contemporânea, Goa colonial e África lusófona.

Coordenou vários projetos sobre medicina e colonialismo, mobilidade trasnacional, ambiente, risco, práticas terapêuticas e usos sociais da água, e coordena actualmente os projectos Empire, centers and provinces – the circulation of medical knowledge, Comparative Studies in Society and Medicine, O Novo Aquilégio, Fragmentos de memória; integra o Grupo de Estudos de Tecnociência, no ICS, e o grupo Luso-Brasileiro Scientia.

É membro da Associação Portuguesa da Antropologia, de que já foi vice-presidente, da American Anthropological Association, da European Association for the Study of Science and Techonology, e convidada da Associação Brasileira de Antropologia´.

Tem uma actividade letiva diversificada, com participação integral no programa de pos-graduação do ICS e como convidada no ISCTE, Saúde Pública, Enfermagem, Medicina, bem como em universidades dos Estados Unidos e Brasil.

Editou números temáticos da Etnográfica, Análise Social, História, Ciências Saúde – Manguinhos, Travessias e tem em curso um volume “Parts of Asia” da Portuguese Literary and Cultural Studies. É autora de Global Responses to AIDS (Bloomington, Indiana University Press, 1999), Os Montes do Nordeste Algarvio (Lisboa, Cosmos, 1993), co-autora de Trânsitos Coloniais: Diálogos Críticos Luso-Brasileiros (Lisboa, ICS, 2001), e de diversos outros volumes, capítulos e artigos.