observa

Equipa Atual
paulo-granjo-200
Paulo Granjo
Investigador Auxiliar

Doutorado em Antropologia Social  pelo ISCTE, é investigador auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É ainda Professor Visitante na Universidade Eduardo Mondlane, Maputo (licenciatura em Antropologia) e docente no Instituto de Ciências Sociais (mestrado em Antropologia Social e Cultural) e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (licenciatura em Artes do Espectáculo).

Com foco em Portugal e Moçambique, investiga temas tão diversos como a indústria, as práticas curativas e mágicas, os processos de aprendizagem ou o direito familiar, com o objetivo de compreender as conceções e respostas sociais à incerteza, ao perigo e à tecnologia, em contextos de mudança cultural e social.

É membro do Centro de Estudos de Antropologia Social (ISCTE), do Centro de Estudos Africanos (ISCTE), da Associação Portuguesa da Antropologia e da European Association of Social Anthropologists. É ainda membro honorário da Associação de Médicos Tradicionais de Moçambique.

Foi coordenador científico do CASO-Centro de Análise Social (1994/2001), professor auxiliar da Universidade Lusófona (2000/2003) e investigador associado do ICS-UL (2002/2004).

 

 

Projetos

Coordenação

O País Por Água Abaixo – Práticas de Risco e as Visões Científicas, Administrativas, Mediáticas 
O risco não existe: visões e práticas de apropriação do aleatório 
Apropriação social do perigo e da tecnologia industrial – perspectiva comparativa Moçambique/Portugal 

 

Colaboração

CHANGE: Mudanças Climáticas, Costeiras e Sociais
Portugal Nuclear: Física, Tecnologia, Medicina e Ambiente (1910-2010)