projeto

Data de início: 01/01/2010

Data de conclusão: 01/12/2013

CHANGE: Mudanças Climáticas, Costeiras e Sociais

O projecto Mudanças Climáticas, Costeiras e Sociais – erosões glocais, concepções de risco e soluções sustentáveis em Portugal (CHANGE) é um projecto de investigação que está a ser desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em colaboração com uma equipa de investigação da Faculdade de Ciências da mesma universidade. Decorre até 2013 e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CS-SOC/100376/2008).

O projecto CHANGE explora as interacções entre alterações climáticas globais, dinâmicas sócio-territoriais no litoral e o impacto de práticas de risco locais em processos de erosão costeira.

O tema é da maior relevância para um país como Portugal, cujas dificuldades em lidar com a erosão se agravarão no quadro dos cenários climáticos que apontam para a elevação do nível do mar. Para mais, a despesa pública em defesa costeira tem vindo a aumentar, cenário que se irá agravar com a redução dos fundos comunitários e a crise financeira.

Portugal desenvolveu-se nas últimas décadas como um país litoral. É aqui que reside a maior parte da população (80%) e que se gera a maior parte da riqueza do país (85% PIB). Mas é também um dos países europeus mais afectados pela erosão costeira.

Com as alterações climáticas – eventos extremos mais frequentes e subida do nível médio do mar – as actuais dificuldades com uma costa em permanente mudança tenderão a agravar-se. Os cenários oficiais apontam para uma subida do nível médio do mar de 18 a 59 cm até 2100, o que representa um risco para os povoamentos costeiros e para toda a vida social instalada nas áreas litorais.

O projecto desenvolve três estudos de caso em zonas costeiras portuguesas onde os processos de erosão já são críticos:

– Vagueira, na laguna de Aveiro;

– Costa da Caparica, na Área Metropolitana de Lisboa;

– Quarteira, na costa meridional Algarvia.

Apesar de estas áreas terem em comum dinâmicas de crescimento recentes com forte pressão urbana, apresentam perfis sociais e processos de ocupação e vulnerabilidades costeiras diferentes, permitindo análises comparativas.

A estratégia de investigação adoptada foca-se nos contextos sociais locais, assumindo que qualquer mudança tendo em vista uma nova configuração costeira requererá uma dinâmica adaptativa e novos quadros de interacção entre populações locais e decisores. A caracterização dessas áreas em termos sócio-económicos e urbanos, políticas públicas e projectos privados é o ponto de partida para esta pesquisa.

Publicações Associadas:

Avaliação e Comunicação de Susceptibilidade Costeira em Cenários de Alterações Climáticas: dois casos de estudo na costa portuguesa (Comunicações)

Mudança Costeira em Portugal: perceções das comunidades, justiça social e democratização (Comunicações)

Mudanças Climáticas e Económicas na Costa Portuguesa: percepções das comunidades, justiça social e democratização (Comunicações)

Alguém Dirá o que Fazer – (im)preparação face às ameaças costeiras (Comunicações)

Alterações Climáticas, Sociais e Políticas em Portugal: processos de governança num litoral em risco (Artigos)

Change in the way we live and plan the coast: stakeholders discussions on future scenarios and adaptation strategies (Artigos)

Adapting Governance for Coastal Change in Portugal (Artigos)

Abertura (Comunicações)

Práticas e Culturas de Governança Adaptativa para Zonas Costeiras Portuguesas em Rápida Erosão (Diapositivos)

Práticas e Culturas de Governança Adaptativa para Zonas Costeiras Portuguesas em Rápida Erosão (Comunicação)

Gestão Integrada da Zona Costeira (Policy Brief)