Ana Delicado (coord.), Ana Nunes de Almeida, Luísa Schmidt, Susana Fonseca, Jussara Rowland, Sofia Ribeiro
CUIDAR é um projeto europeu que pretende aumentar a resiliência das crianças, dos jovens e das sociedades urbanas às catástrofes e permitir que os profissionais de resposta a emergências vão ao encontro das necessidades das crianças e jovens de forma mais eficaz.
Para uma gestão eficaz dos desastres e para a redução do risco que lhes está associado, a sensibilidade cultural é essencial. Contudo, os planos de gestão de desastres tendem a olhar para as populações afetadas, maioritariamente, como vítimas e como um grupo homogéneo. Salvo raras exceções, as crianças e os jovens são invisíveis enquanto participantes ativos e envolvidos no processo de planeamento nacional e internacional de emergência em caso de catástrofe, tais como eventos climatéricos extremos/inundações/fogos florestais/terramotos e outras crises ambientais influenciadas pela ação humana.
A abordagem participativa do projeto CUIDAR encorajará a integração da experiência e dos significados dos eventos para as crianças nos planos de emergência, algo que é cada vez mais necessário, face ao aumento da vulnerabilidade às catástrofes, nomeadamente, devido às alterações climáticas e à ocorrência de fenómenos extremos um pouco por toda a Europa. As vulnerabilidades a este tipo de catástrofes são inúmeras, desde os impactos diretos das cheias, ondas de calor, secas e movimentação de vertentes, até aos impactos indiretos sobre a saúde ligados aos ecossistemas, como sejam as doenças infeciosas, a escassez de alimentos, a saúde mental e o empobrecimento cultural, incluindo ainda o deslocamento de populações e os conflitos.
São objetivos do CUIDAR:
- Compreender melhor a perceção de risco, as necessidades e as capacidades das crianças e dos jovens nas sociedades urbanas em relação às catástrofes.
- Fortalecer a compreensão das crianças em relação às emergências e às ações que podem desenvolver para se prepararem, para prepararem as suas famílias e as suas comunidades.
- Aumentar a sensibilização e o conhecimento sobre as necessidades das crianças e dos jovens em situações de catástrofe entre os profissionais de resposta a emergências e entre os decisores políticos.
- Estimular uma comunicação mais eficaz entre os profissionais de resposta a emergências, as crianças e os jovens em contexto urbano.
- Melhorar a estrutura de gestão de catástrofes, as políticas e as práticas, de forma a integrar as necessidades particulares das crianças e jovens quando envolvidas em situações de catástrofes urbanas.
O projeto CUIDAR consiste num conjunto de tarefas (“Work packages”) interligadas:
- Revisão de informação sobre investigação e políticas e práticas de gestão das catástrofes em relação a crianças e jovens
- Diálogos com crianças e jovens para compreender a sua perceção de risco, fortalecer a sua resiliência e capacitá-los para comunicar aos profissionais de resposta a emergência as suas perceções, prioridades e necessidades em situações de catástrofe.
- Exercícios de aprendizagem mútua com as crianças, os jovens e os profissionais de resposta a emergências, com o intuito de sensibilizar e influenciar as políticas e os planos locais sobre catástrofes, para que incluam as necessidades e as capacidades das crianças e dos jovens.
- Sensibilização e comunicação fazendo uso do diálogo, a nível nacional, com os decisores políticos, de forma a comunicar as necessidades, prioridades e capacidades das crianças e dos jovens em situações de catástrofe e influenciar as políticas e a prática. Fomentar igualmente o diálogo ao nível europeu, para partilhar as experiências e as iniciativas de cada país.
- Desenvolver uma Estratégia Europeia para o envolvimento das crianças e dos jovens em situações de catástrofe.
Publicações Associadas
Crianças e Jovens na Redução de Risco de Catástrofes
Alterações climáticas e as crianças – novas vulnerabilidades?
CUIDAR Culturas de resiliência à Catástrofe entre os jovens
Including children in the governance of urban risks
Children, citizenship and crisis: towards a participatory agenda