projeto

Data de início: 01/11/2018

Data de conclusão: 31/10/2020

PERSIST_EU – Conhecimentos, crenças e perceções sobre ciências dos estudantes europeus

Ana Delicado (coord.), Mónica Truninger, Roberto Falanga

No projeto PERSIST_EU será desenvolvido um instrumento para avaliar a qualidade da formação de ciência, focando especificamente como os pontos de vista dos alunos sobre determinados tópicos podem mudar depois de passar por essa formação. Os estudantes universitários são o grupo alvo perfeito para este projeto, especialmente dada a natureza transnacional do projeto. Os estudantes universitários estão habituados a práticas de aprendizagem, a um ambiente de base científica, são geralmente aberto a novas ideias e a métodos de aprendizagem baseados nas TIC e mais suscetíveis de mudar as suas opiniões se apresentarem factos e novas evidências empíricas. Os tópicos de formação com os quais validaremos a plataforma são da maior relevância, a saber, mudanças climáticas, vacinas, uso de medicinas alternativas, estratégias fitossanitárias e segurança alimentar. O PERSIST_EU fornecerá também informações valiosas sobre as diferenças nacionais, culturais, de género, socioeconómicas ou mesmo relacionadas com a língua entre estudantes universitários da UE, que serão resumidas num livro digital.

Objetivos específicos

1. Produzir um método de avaliação baseado em TIC para o ensino de ciências entre estudantes universitários que possa ser aplicável no futuro para qualquer atividade de ensino e, potencialmente, para qualquer nível educacional. A plataforma será capaz de avaliar o que ou quem influencia os alunos ao decidir questões relacionadas à ciência e se ela é baseada em evidências científicas ou evidências casuísticas.
  2. Melhorar os conhecimentos para a apropriação social da ciência dos estudantes universitários em toda a UE sobre tópicos específicos de influência social substancial: alterações climáticas, vacinas, o uso de medicinas alternativas, estratégias fitossanitárias e segurança alimentar.
  3. Analisar as diferenças regionais, de gênero e culturais dos estudantes universitários em relação à apropriação social da ciência. Para o efeito, as atividades (seminário, workshop) serão realizadas em cinco países da UE, dois países da Europa Central (Alemanha, Eslováquia) e três países do sul da Europa (Portugal, Espanha e Itália). Portanto, garantimos a cobertura de diferenças relacionadas a questões sócio-geopolíticas.

Resultados esperados:

• Uma plataforma de TIC reutilizável para a avaliação de atividades de ensino de ciências naturais e sociais.
  • Uma análise completa da apropriação social da ciência de estudantes universitários europeus em tópicos quentes relacionados com a ciência (alterações climáticas, uso de vacinas, terapias complementares, intervenções fitossanitárias…) que têm um impacto significativo no dia-a-dia e na política da UE.
  • Melhoria das relações transnacionais entre parceiros.
  • Melhoria da literacia científica dos alunos que participam nas atividades.
  • Melhoria da apreciação da ciência pelo aluno participante das atividades.

PERSIST_EU é um projeto europeu apoiado pela CE no âmbito do Programa Erasmus + KA2 (Grant Agreement nº 2018-1-ES01-KA203-050827).

Estatuto: Entidade participante
Financiado: Sim
Entidades: European Commission, Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção
Rede: Universidade de Valencia (ES), Karlsruhe Institute of Technology (DE), Universidade de Travna (SK), OBSERVA (IT), FyG Consultores (ES), Danmar Computers (PL)