Skip to content

publicações

Mudança Costeira em Portugal: perceções das comunidades, justiça social e democratização

2013

Tipo de Publicação: Comunicação

Schmidt, Luísa, Prista, Pedro, Gomes, Carla e Guerreiro, Susana (2013). “Mudança costeira em Portugal: perceções das comunidades, justiça social e democratização”. Brígida Rocha Brito (coord). Actas do Seminário Internacional “Alterações Climáticas e suas repercussões sócio-ambientais”, São Tomé, Agosto de 2012. Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental – NEREA-Investiga.

As alterações climáticas são um problema global com consequências ambientais e socioeconómicas gravosas nas próximas décadas, sobretudo nos países e zonas mais vulneráveis. Estudos internacionais têm alertado
para o dramático impacto que as alterações climáticas poderão ter em vastas zonas do continente africano.

No contexto europeu, a zona costeira portuguesa é uma das mais afetadas por processos de erosão acentuados pelas alterações climáticas. A situação é já crítica em alguns troços da costa, apesar dos avultados investimentos feitos ao longo das últimas décadas em obras e intervenções de defesa costeira.

Dada a relevância social e económica da orla costeira em Portugal, é expectável que os impactos das alterações climáticas se façam sentir de uma forma particularmente grave no litoral, tornando-o um caso paradigmático na experimentação de estratégias inovadoras de adaptação, extrapoláveis para outros países lusófonos como São Tomé e Príncipe que, sendo um país africano e insular, está entre os mais vulneráveis aos impactos das alterações climáticas.

Publicação associada ao Projecto CHANGE.