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Blogue ATS | A Educação Ambiental nos Países da CPLP em Tempos de Pandemia: Resultados Preliminares do EA2CPLP 2020

No post de hoje do Blogue ATS, A Educação Ambiental nos Países da CPLP em Tempos de Pandemia: Resultados Preliminares do EA2CPLP 2020, João Guerra, Leonor Prata e Luísa Schmidt (ICS-ULisboa) dão a conhecer os testemunhos de 160 especialistas em Educação Ambiental (EA) e Desenvolvimento Sustentabilidade na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), numa reflexão que “foca-se particularmente no estado atual dos processos da EA, sua relação com a Agenda 2030 e o impacto da Pandemia Covid-19”.

O Segundo Inquérito de Educação Ambiental na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (EA2CPLP) é desenvolvido numa parceria entre o Observa (ICS-ULisboa), a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), e Tim O’Riordan (Universidade de East Anglia).
Visando aprofundar e atualizar a primeira edição realizada em 2017, “um estudo pioneiro que diagnosticou e mapeou as políticas, a legislação e os recursos disponíveis nas áreas da EA e da proteção ambiental na CPLP, procurando apoiar o processo de desenvolvimento da Agenda 2030 e dos ODS”, a edição de 2020 conta como um dos seus objetivos principais identificar o “estado atual dos ODS e suas repercussões na EA, bem como os múltiplos impactos da pandemia e abordagens para lhe fazer frente”.

Os autores que nos apresentam estes resultados preliminares são João Guerra e Luísa Schmidt, coordenadores das duas edições deste Inquérito e investigadores especialistas em Desenvolvimento Sustentável do Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (Observa ICS-ULisboa), e Leonor Prata (membro da equipa EA2CPLP e bolseira de doutoramento no Observa).

 

Agradecemos a ONGA Associação Programa Tatô pela autorização da utilização da imagem de destaque deste artigo, “Campanha ‘Tataluga – Mém di Omali’/Tartaruga – Mãe do Mar” .