O Inquérito Nacional às Práticas e Representações dos Portugueses implicava desde o seu ínicio um conjunto de perguntas que pudessem ser exploradas mais profundamente a um outro nível de inquirição, nomeadamente através da consulta de um painel de inquiridos permanente. Nesse sentido, um objectivo do painel que foi posteriormente constítuido era, exactamente, o de aprofundar temas abrangidos pelo inquérito nacional e que necessitassem
de um outro tipo de tratamento, com informação mais clara e que explorasse perguntas mais específicas e a um nível mais qualitativo.
Um dos temas do inquérito que se considerou necessário explorar através do painel de inquiridos foi o das representações do campo por oposição às representações da cidade e dos modos de vida na cidade. Procura-se essencialmente, identificar aqui, que imagens estão associadas ao campo; uma vez que, parece existir uma redefinição dessa ideia distanciando-se da noção de provincía, ou da ideia de campesinato e aproximando-se de um ideal neo-ruralista associado ao lazer, bem-estar e qualidade de vida.
Almeida, João Ferreira de, Ferreira, Ana Cristina, Pott, Marisa (1999). Representações da Cidade e do Campo. Lisboa: Observa.
Publication associated with project Semester Thematic Panel: City/Field Representations